Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mundo Real versus Mundo Virtual

O Encantado Mundo de Dados (ou não)



O mundo a um clique, a informação instantânea, a badalação da juventude em busca da popularidade e o anelo pela vida perfeita, recheada de fantasias e cores, sobreposto ao contraste emergente entre o hipotético e a realidade.


Qual criança nunca sonhou em ser um Rock Star, piloto de avião ou jogador de futebol, tendo ao seu redor tudo o que deseja? Os sonhos, esses sentimentos que são talvez os mais genuínos do homem, podem ser desde de desejos banais até mirabolantes ideias e, inegavelmente, são um dos principais combustíveis da internet, o aparato que faz cada vez mais pessoas desconectarem-se do mundo palpável e alçarem voo rumo ao "cyber-espaço".

Dentre as milhares de funções que a internet nos disponibiliza, destacam-se as redes sociais (Orkut, Facebook, Twiiter, Flickr, etc...) e também o que é chamado de Second Life, "segunda vida", em que as semelhanças com o mundo real já são bastante significativas. Neste, digamos, outro mundo, a identidade passa a ser fruto de um processo de construção intencional, em que uma pessoa passa, então, a ser o criador de si mesmo, que produz  não só novos mundos e seres, mas que também pode recriar-se indefinidamente.


Porém, neste mundo de facínios, nem tudo é oásis; estudos de conceituadas revistas revelam que a população tem esfriado suas relações interpessoais e, além de um crescente índice de sedentarismo e o efeito de alienação que está a ocorrer em todo o mundo informatizado, também tem aberto uma enorme brecha para variados crimes, a medida que, por detrás de uma tela, se é o que quer que seja, e os interesses são vastos. Não é de hoje que artefatos inicialmente criados visando o bem comum são deturpados e usados em busca de interesses próprios e, muitas das vezes, trazendo consigo um mar de malefícios. Para ilustrarmos  e darmos exemplos práticos do que acontece, nem é preciso pensar muito, podemos lembrar aqui alguns fatos como o de Santos Dummont que, após criar o avião e se encher de orgulho por dar ao homem o dom de voar e pelas incríveis promessas de revolução que causaria em todo mundo, sentiu de súbito o desencanto e a tristeza ao ver sua criação desimando milhares de vidas nas guerras mundiais; podemos também falar da energia nuclear ou, melhor, terror nuclear, e por ai vai..

 
Enfim, analisando tudo o que foi dito, fica evidente que nos é necessário o zelo, a ponderação, muita sabedoria e, sobretudo, o respeito, pois vivemos em um mundo em que boa parte da ciência e quase a totalidade da tecnologia visam satisfazer ambições e egoísmos, e, embora todas as coisas nos sejam lícitas, nem todas nos convém. A internet é, sem dúvida, uma ferramenta extraordinária, entretanto, é preciso ressaltar à muitos e a nós mesmos que há um mundo além da porta do quarto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10